Enquanto muitas mulheres desejam realizar o sonho de colocar um implante de silicone, algumas delas já não se sentem mais realizadas com o resultado do procedimento e desejam retirar as próteses. Nesses casos, é possível recorrer ao explante de silicone.
Para retirar a prótese de silicone, é preciso ter um conhecimento técnico profundo para realizar a remoção com o menor dano possível à paciente, pensando na harmonia e na estética dos seios.
A indicação dos tamanhos de próteses depende de uma análise criteriosa, na qual o biotipo da paciente é levado em consideração. No entanto, ainda assim existem diversas mulheres que optam por próteses muito grandes que, com o passar do tempo, podem transformar o que era um sonho em pesadelo.
As próteses quando são muito grandes, podem esticar a pele e, quando retiradas, podem criar um aspecto de flacidez nas mamas. Portanto, a cirurgia de explante é um procedimento estético mais delicado que o implante e precisamos abordar esse tema da melhor forma possível.
Hoje vamos conversar um pouco sobre os motivos para a realização dessa cirurgia plástica e como ela ocorre, efetivamente. Continue acompanhando!
Por que tirar a prótese de silicone?
Um dos motivos para a retirada do silicone pode ser uma síndrome relacionada ao uso da prótese, a Asia (síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante), que tem sintomas como fadiga, cansaço extremo, sonolência, entre outros.
Entretanto, por se tratar de uma síndrome extremamente rara, não é necessário a retirada do silicone quando não há comprovação da doença. Portanto, é fundamental o acompanhamento anual com seu cirurgião plástico para avaliar como estão os implantes e se há algum sinal de complicação.
Vale ressaltar que as próteses passaram por um rigoroso teste e pesquisa antes de serem liberadas para uso, garantindo sua segurança.
No entanto, existem outros motivos para a retirada das mamas, como o excesso de peso. Se a paciente opta por uma prótese muito grande no momento da colocação, isso pode gerar desconforto, estrias e até dores nas costas.
Outro ponto é qualquer dano na prótese, como perfurações ou infecções. Quando ocorrem acidentes, ou a paciente não respeita o período de durabilidade das próteses, é possível que ocorram rupturas ou até infecções. Nesses casos, o explante é indicado.
Para mais informações e agendamentos, entre em contato através do nosso WhatsApp !
Dra. Daniele Pace
CRM 18453 PR / RQE 13077
Instagram: @dradanielepace